Veterano na política santa-mariense, o ex-vereador do município e advogado Arnildo Martinez Müller, 74 anos, morreu na manhã de sábado, em Porto Alegre, de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado no hospital Santa Rita, onde tratava de um câncer no intestino, descoberto no final de 2013. No mesmo dia, Müller foi cremado no Crematório Metropolitano. O ex-parlamentar também atuou na direção de uma subsidiária do Banrisul, na Capital.
A trajetória na política iniciou em 1969, quando ficou como suplente no parlamento municipal pelo MDB. Somente em 1977 se elegeu, permanecendo na Câmara Municipal de Vereadores por quatro mandatos, até 1996. Müller também foi um dos fundadores do PDT em Santa Maria. Na cidade, ele ainda foi filiado ao PTB e, atualmente, estava no PMDB.
Amigo e ex-colega de sigla e no parlamento municipal, Vicente Paulo Bisogno, lembra da importância de Müller na política santa-mariense e, também, no surgimento e crescimento do PDT.
Sempre foi um trabalhista. Tinha capacidade em agregar pessoas e buscar o bem para a comunidade destaca Bisogno.
Arnildo Müller, além de político, também tinha outra paixão: o futebol. Na cidade, ele participou da diretoria do Inter-SM. O ex-vereador deixa a esposa e três filhos.